segunda-feira, 4 de abril de 2011

terremotos e vulcões-trabalho de geografia

* Nesse trabalho que fiz foi pedido para escolher um vulcão e um terremotos e pesquisar sobre eles,preferir pesquisar sobre o vulcão visúvio e o terremoto de Valdivia,Chile



INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre o vulcão visúvio e o terremoto de Valdivia,Chile.

Queremos demonstrar a nossa preocupação em relação a estes fenômenos naturais,e se de alguma forma podemos colaborar com o nosso planeta.





Vulcões
Vesúvio
O Vesúvio é um vulcão ativo do tipo composto, que expele material em fluxo intenso. Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. Só foram iniciadas escavações na região em 1738. Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.

Tipo de erupção vulcânica

O Vesúvio é um vulcão misto, que se encontra em margens de placasdestrutivas (margens convergentes), geralmente associados a arcos vimaranenses insulares e a cadeias de montanhas litorais. O magma, rico em sílica, tem essencialmente origem no material da própria placa. As lavas produzidas são muito viscosas e solidificam rapidamente, formando um relevo vulcânico com vertentes abruptas. Segundo outros autores o vulcão é considerado explosivo, mas tendo em conta que, ao longo do seu período de atividade, ocorreram erupções alternadas, é mais correto designá-lo por misto.

Erupções

Vesúvio entrou em erupção várias vezes na história, tendo sido a erupção mais famosa a de 79. Seguiram-se outras em 472, em 512, em 1036, em 1631, seis vezes no século XVIII, oito vezes no século XIX (com destaque para a de 1872), em 1906, em 1929 e em1944. Não houve nenhuma erupção desde 1944. Em 79, as erupções foram tão grandes que toda a Europa do sul esteve coberta por cinzas; em 472 e em 1631, as cinzas de Vesúvio caíram em Constantinopla (agora chamada Istambul), a mais de 1609 km de distância. É o único vulcão do continente europeu que há quase 19 séculos manifesta atividade regular.

 

Características da lava

Lava viscosa e ácida, muito rica em sílica, características de erupções explosivas.

 

Curiosidades

§  Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.
§  Os vulcanólogos italianos descobriram que uma rocha enorme obstrui a boca do Vesúvio, como se fosse uma rolha de garrafa dechampanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos
§  Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.
§  A erupção mais intensa do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto de 79 d.C., quando lava quente soterrou as cidades de Pompéiae Herculano com uma camada de seis metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.
§  Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem superaquecida. Doze horas depois, a erupção já havia matado milhares de pessoas. A lava é capaz de petrificar mais de 1.000 pessoas,como aconteceu anteriormente.


Terremotos

 

Terremoto de Valdivia, Chile

 

Na manhã de sábado, 21 de maio de 1960, mais precisamente às 6:02:52 h, cerca de 3 milhões de pessoas ao sul do Chile acordaram com os primeiros tremores de terra. Atingiram 7,5 graus na Escala Richter. Apartir daí, seguidos tremores, entre 6 e 8 graus, passaram a sacudir violentamente a região. O sul do país foi arrasado. Quando tudo parecia terminado, com pessoas revirando escombros, ainda em meio à destruição, começa uma nova série de tremores no domingo. Por volta das 15 horas local, foi registrado 7,5 graus, ao sul da ilha Chiloé. Exatamente as 15:11 h, em Valdivia, aconteceu o maior tremor de terra jamais registrado na história. Com uma intensidade de 9,5 graus na Escala Richter e 4 minutos de duração, foi sentido em todo o cone sul da América. Partes do território chileno mergulhou no mar.

O hipocentro foi localizado a 60 km de profundidade, no oceano Pacífico. O mar, então, se retraiu, como se estivesse secando, até expor parte do fundo da baía de Valdivia,15 minutos depois, surgia no horizonte uma parede de água, de 25 metros de altura, a mais de 100 km por hora.
Não houve tempo para nada. Vilas inteiras, de até 1 km adentro, foram varridas do mapa.
2000 pessoas morreram (4.000 a 5.000 em toda a região), 3.000 foram feridos.
2.000.000 perderam suas casas.
Tsunamis também devastaram costas do Japão (138 mortos e prejuízos de U$50 milhões), Havaí (61 mortes e US $ 75 milhões em danos), Filipinas (32 mortos ou desaparecidos). A Costa Oeste Estados Unidos também registrou um tsunami que causou prejuízos acima de US$500.000.
Ainda assim, a mortalidade foi relativamente baixa.

Toda a zona costeira, desde o norte de Concepción até a Ilha Grande de Chiloé, foi violentamente sacudida. A geografia do país foi significativamente alterada. O rio mudou seu curso. Nova lagos nasceram.


Conclusão

Podemos concluir através da pesquisa que as erupções vulcânicas e os terremotos não são fatos recentes em nosso planeta e que essas tragédias já aconteciam a século e séculos atrás.
Lamentamos que apesar de tão antigas ainda hoje cause tantas destruições e mortes não havendo ainda uma forma de prevenção




 Gente espero ter ajudado vcs, na biografia e so colocar o endereço do bogger e caso a professora queira imagens e so ir no google imagens.


E por favor comente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário