terça-feira, 5 de abril de 2011

ENERGIA NUCLEAR
O processo de produção baseia-se no urânio. Depois de extraída, a matéria-prima é enriquecida (a sua concentração natural é de 0,7% e eleva-se para 2% a 5%). A produção de energia resulta do processo de fissão: quando o núcleo atinge o átomo, este divide-se e liberta energia em forma de calor.Este processo passa-se dentro do reactor nuclear blindado em aço e com a passagem de água e a libertação de calor produz-se vapor. O vapor faz com que a turbina e o alternador funcionem. Depois de passar na turbina, o vapor arrefece e vai para um condensador, transforma-se de novo em água, que é enviada para um gerador de vapor.A energia nuclear e produzida em usinas nucleares.
São aplicadas em bombas nucleares, e também podem substituir alguns combustíveis, a utilização de energia nuclear para a produção de energia elétrica é uma boa opção, pois polui menos (através deste método não se joga gases poluentes no meio ambiente) A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.
Algumas vantagens e desvantagens da energia nuclear:
Vantagens
- não contribui para o efeito de estufa (principal);
- não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.;
- não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
- não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
- pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
- grande disponibilidade de combustível;
- é a fonte mais concentrada de geração de energia
- a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
- a tecnologia do processo é bastante conhecida;
- o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;
- não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias
;
Desvantagens
- necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos*;
- necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
- é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
- os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;
- dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
- pode interferir com ecossistemas;
- grande risco de acidente na central nuclear.



A energia nuclear é uma das mais eficientes, mas o seu custo é elevado por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduos radioactivos e de armazenamento da energia.Comparando com energia a partir de hidrelétricas, a energia a partir de usina nuclear custa mais ou menos 5 vezes mais caro por quilowatt gerado. Vai depender mais do custo da área inundada pelo lago formado.
Este artigo descreve os principais acidentes nucleares envolvendo dispositivos nucleares e materiais radioativos. Em alguns casos uma contaminação radioativa acontece, mas em muitos casos o acidente envolve uma fonte selada ou a libertação de radioatividade é pequena, enquanto a radiação direta é grande.
A tecnologia nuclear é perigosa, já causou acidentes graves como o de Three Mile Island (EUA) e Chernobil (Ucrânia), com milhares de mortes e enfermidades decorrentes desses acidentes, além da perda de grandes áreas. A utilização desse tipo de tecnologia continua apresentando graves riscos para toda a humanidade. Reatores nucleares e instalações complementares geram grandes quantidades de lixo nuclear que precisam ficar sob vigilância por milhares de anos. Não se conhecem técnicas seguras de armazenamento do lixo nuclear gerado.
O horror nuclear em Hiroshima e Nagasaki marcou a primeira e única vez em que armas atômicas foram usadas deliberadamente contra seres humanos. Mais de 100 mil pessoas morreram nos ataques de 6 a 9 de Agosto de 1945 e outros milhares morreriam nos anos seguintes sofrendo de complicações causadas pela radiação.

Desastres Nucleares
- Chernobyl: No dia 26 de abril de 1986, um experimento mal conduzido, aliado a problemas estruturais da usina e outros fatores, causou a explosão do quarto reator de Chernobyl. Cerca de 31 pessoas morreram na explosão e durante o combate ao incêndio. Outras centenas faleceram depois, por causa da exposição aguda à radioatividade, num grau 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima.
- Bomba Nuclear: Uma bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso  uma única bomba é capaz de destruir uma cidade inteira. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.
- Usina Nuclear (E.UA): A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, corre o risco de derretimento, o mais grave tipo de acidente nuclear. A ameaça provém de uma bolha de vapor existente dentro do reator, que pode aumentar de tamanho à medida que as pressões internas forem relaxadas, deixando o núcleo sem a água vital para seu resfriamento. Nuvens de partículas radioativas já escaparam do reator para a atmosfera, mas os técnicos em radioatividade afirmam que o risco de contaminação ainda é pequeno.
Situação atual do vazamento da usina nuclear do Japão
A empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou que testes feitos em cinco locais distintos da central identificaram a presença de plutônio. Para a Tepco, o material deve ser proveniente do combustível que vazou de um dos reatores danificados em decorrência do terremoto seguido pelo tsunami, no último dia 11.
Também foram identificados níveis elevados de radiação nos túneis que passam sob os edifícios dos reatores 1, 2 e 3. A Agência Internacional da Energia Atómica (Aiea) – que é vinculada à Organização das Nações Unidas - anunciou hoje que vai convocar uma conferência de alto nível sobre procedimentos de segurança em usinas nucleares em todo o mundo, depois do ocorrido em Fukushima.
O diretor da Aiea, Yukia Amano, afirmou que a reunião deve ocorrer na segunda quinzena de julho. De acordo com ele, a conferência vai se concentrar na avaliação da situação no Japão e nas lições que devem ser tiradas para melhorar a resposta internacional a esse tipo de acidentes.
A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi sofreu danos que levaram a explosões e vazamentos de radiação em quatro dos seis reatores. Amano disse que, além de peritos em energia nuclear, 151 membros da Aiea deverão participar da conferência em julho para a exigir mais empenho político dos governos.



Conclusão
Concluímos através das nossas pesquisas que a energia nuclear e uma possibilidade a por em uso. Mas o país que utilizar esse tipo de enrgia tem que esta preparada juntamente com sua população para os acidentes,caso eles ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário